segunda-feira, 6 de julho de 2009

É preciso saber viver.

Existem dois princípios importantes para saber viver num mundo tão conturbado.
1. Tenha uma íntima comunhão com o Senhor Jesus Cristo e você obterá a sabedoria necessária para viver em paz. O livro bíblico dos salmos, no capítulo de número 51.6 nos diz: "No coração me ensinas a sabedoria". Lindo isso não é?
2. Devemos seguir as orientações que Deus nos dá, pois elas servem para orientar com qualidade a nossa vida. No salmo 19.7 diz: "Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes". Portanto, aprenda com Deus a saber viver.
Mas, o que mais podemos aprendemos?
1. Aprenda a ser humilde. Pv.11.2 "A sabedoria está com os humildes". Não queira se autopromover; seja o que você é. Não procure demasiadamente coisas que são passageiras. Que seus valores maiores sejam os espirituais, existenciais, os do ser. Ter sem Ser é mesmo que não ser e nem ter absolutamente nada. Que adianta ganhar, ter, poder e perder a sua alma, e não SER? A pessoa é o que é diante de suas buscas.
2. Sábio é aquele que busca conselhos. Pv. 13.10 "A sabedoria está com os que tomam conselho", "A vara da correção dá sabedoria" (Pv.29.15).
É bom sermos criticados e devemos aceitar a boa crítica aquela que nos edifica. Mesmo que no momento a crítica nos cause dor, ela é terapêutica, fará uma mudança para melhor, a médio ou a longo prazo.
Ouvir pessoas sábias faz com que evitemos grandes tropeços diante de até pequenas atitudes. O que fazemos hoje, tem um grande poder de influencia no amanhã. As marcas ficam. Mesmo que cicatrizem, mas ficam. Ou no exterior ou no interior. Muitos conseguem tirar marcas físicas através de cirugias, mas as da alma podem permanecer e maltratar muito. Afetam a pessoa em seus relacionamentos, no convívio é muito desagradável, incômodo. Pode até se tornar alguém extremamente difícil de se conviver, embora, sendo uma ótima pessoa. É por isso que devemos ter responsabilidade no vamos fazer no "hoje".
Nem tudo que parece bom, é. O nosso coração nos dá "rasteiras", e como! Não faça nada no calor das emoções. Parar, pensar e ouvir pessoas sábias antes de tomar decisões é muito bom. Meditar nas Escrituras é uma excelente opção nessas horas. Com quem você anda e convive influenciará no que você venha a se tornar no futuro. Más associações corrompem o ser humano. Andar com os sábios se adquire sabedoria com o tempo. Andar, ou seja, ter comunhão com os néscios se adquirem atitudes impensadas, carnais, prejudiciais. E isso manchará nosso caráter, nossa personalidade. Acabamos sendo o que no fundo sabemos que não podemos ser.
Ficamos numa grande e confusa crise do ser. Não queremos, mas, acabamos fazendo. O modo como interagimos com as pessoas que fazem parte do nosso convívio nos denunciará se temos ou não sabedoria.
"...se o bem e o mal existem, você pode escolher, é preciso saber viver." (Roberto Carlos)
Que Deus os abençoe e os guarde.

3 comentários:

  1. Ola Pastor Edson!

    Ola gente boa de Jesus!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto, pastor.

    Parabéns pelo belo trabalho com o blog.
    Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog.

    Que o Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Deixo Sl 16.11

    Um abraço, Pr Marcelo


    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    E veja o texto:

    O Joio

    ResponderExcluir